quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Parâmetros biológicos para avaliar a qualidade da água


A turma do 3º ano de Gestão do Ambiente da Escola Agrícola Conde de S. Bento recebeu a visita do Prof. Formigo, do departamento de Biologia, da Faculdade de Ciências do Porto e de um ex-aluno da escola, o Hugo, com o objetivo de realizar uma saída de campo para recolher macroinvertebrados e identificar as espécies de peixes existentes no Rio Ave e na Ribeira do Matadouro, junto da Escola, recorrendo à pesca elétrica.


   Antes da saída de campo o Prof. Formigo deu uma breve explicação sobre o que é a pesca elétrica, para a qual é preciso um camaroeiro que permita a passagem de corrente elétrica a qual é fornecida por um gerador. Esta atividade foi feita com o intuito de identificar espécies autóctones e espécies invasoras de peixes, existentes no Rio Ave. Esta, permitiu verificar que a fauna aquática do rio estava muito alterada relativamente ao passado, uma vez que se encontraram maioritariamente espécies exóticas, como o lagostim vermelho, o perca-sol e o pimpão.
   A recolha de macroinvertebrados, teve como objetivo avaliar a distribuição, composição e estrutura desses organismos de modo a verificar a qualidade da água do Rio, uma vez que estas espécies funcionam como bioindicadores da qualidade da água.
  No fim da manhã a turma estava entusiasmada com a experiência proporcionada e pronta para realizar autonomamente este trabalho, em outras saídas futuras. A turma agradece ao Prof. Formigo e ao Hugo a sua disponibilidade para nos acompanharem na saída de campo.

Francisca Ferraz e Marina Barbosa (3ºB)

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Caminhada - Trilho da Cidade da Calcedónia…

A Escola Profissional Agrícola Conde São Bento programou uma caminhada ao “Trilho da Cidade da Calcedónia” com todas as turmas de 12ºano da escola


No passado dia 7 de Novembro a Escola Agrícola organizou uma caminhada pelo Parque Natural Peneda Gerês ao Trilho da Cidade da Calcedónia. Esta caminhada durou certa de 4horas, num percurso estimado de 7km. Durante o percurso pedestre os alunos fizeram-se acompanhar por cinco professores e um guia. Os alunos tiveram oportunidade de observar as aves que sobrevoavam a região, desfrutar das paisagens magníficas que a Peneda Gerês oferece, contactar com os pastores e conhecer os animais mais emblemáticos da região, tais como as cabras e as vacas.
 Numa entrevista feita a alguns dos alunos que realizaram este percurso, foi dito que o este não foi muito difícil e que no final da caminhada nem se tinham apercebido de que tinham percorrido 7km, as paisagens e toda a diversão pelo que passaram compensou o esforço. Os pontos mais interessantes e atractivos foram  as marcas que os pastores faziam ao longo do percurso para se orientar nos dias de nevoeiro, ao qual davam o nome de "mariolas” afirmou Edna Almeida, aluna de Gestão do Ambiente.
Os alunos relatam também que apesar das condições meteorológicas menos favoráveis, e do frio gélido que se fez sentir durante a caminhada na serra este não foi um ponto incomodativo, pois tudo o que viveram durante esse dia valeu o esforço.


Marina Barbosa (3ºB)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Galardão Eco-Escolas 2012


   Na passada quarta-feira a EPACSB marcou presença no Pavilhão Multiusos de Gondomar para receber a 6º galardão Eco-Escolas atribuído à nossa escola. Para receber a bandeira verde a escola fez-se representar pelas alunas Marina e Celestina, do 3ºB, Daniela do 1ºR, Vanessa do 1ºD e Cristina do 1ºE, acompanhadas pela prof. Francisca e pelo prof. Isaías. Que este galardão seja mais um incentivo para que os alunos da escola agrícola continuem a zelar por um bom Ambiente...parabéns a Todos!!!




sábado, 13 de outubro de 2012

Blogário Holanda - dia 6

Maastricht.nl, 12 de Outubro de 2012
18h30

   Chegamos ao aeroporto, prontos para o regresso às nossas casas, mas com o espírito cheio do que vimos e do que vivemos.
   Hoje visitamos Maastricht, uma cidade muito "Friendly". Perdemo-nos nas suas ruas cheias de pequenas lojinhas...o que vale é que temos uma só mala e um máximo de 10kg, por pessoa para a viagem, porque se não!!!
   Aqui não existe crise, só muito vento porque até o sol nos fez companhia durante toda a semana.
   Fizemos amigos e conhecemos melhor a realidade holandesa e para os nossos portugueses o espírito abriu-se para novas experiências, novos horizontes.
   Sentimos falta dos pormenores do nosso dia a dia - arroz, sopa, vegetais, fruta, trânsito, correria, atrasos, trabalho.
   Famílias somos todos vosso de novo.



 

As professoras
Teresa, Lígia, Maria José

Blogário Holanda - dia 5

   Começamos a manhã às 7h45 novamente com um belo pequeno-almoço, recheado de ovos cozidos. Em seguida, tivemos de preparar o nosso almoço e mais uma vez apenas sandes.
   Por volta das 8h30 fomos pela última vez para a escola de Den Bosch, "Helicon", para realizar um projeto sobre "Water management" e sustentabilidade. No final do projeto fomos almoçar as sandes preparadas por nós...sinceramente não estavam lá muitos boas. Para nosso desgosto tivemos de nos despedir da escola... mas nem tudo foi mau porque tivemos mais uma vez a oportunidade de andar de barco até Heusden, onde experimentamos pela primeira vez duas comidas de peixe tradicionais. Por fim experimentamos uma esetada de frango com a qual ficamos um bocado embaraçados porque a espetada deveria ser comida quente e nos, feitos "finos"  comemos fria ficando todos admirados com o que fizemos.
   Como ainda nos restava uma hora para voltar decidimos percorrer as ruas da cidade desconhecida e comprara algumas lembranças. Neste momento estávamos no barco a fazer o caminho de regresso a Den Bosch onde a Joana acabou de virar uma mesa de cervejas....
   No final da viagem de barco regressamos de autocarro para a pousada, onde nos esperava uma rapariga holandesa que tinha estado em Portugal a qual íamos ver pela última vez. Já na pousada as raparigas estiveram  a jogar ping-pong com a Dra. Teresa, a qual joga muito bem, e descobriram  alguns segredos sobre a Dra. Teresa como ser uma boa pessoa, divertida, simpática e muito amiga.
   No fim do jogo foi hora da entrega dos certificados e de algumas lembranças e de chorar só um pouco! Os professores fizeram um discurso a agradecer a organização.
   Por fim fomos todos para o quarto socializar com os rapazes e com as raparigas, que andavam sempre no quarto dos rapazes...e no final de algumas brincadeiras fizemos as malas e fomos dormir...
   Assim terminou o último dia do projeto comenius, na Holanda!


André, Miguel, Joana, Ivanize e Isabel

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Blogário Holanda - dia 4


   Logo pela manhã fomos a uma ETAR, à de Aa en Maas, e vimos um filme sobre a importância da água na Holanda e também o tipo de tratamento utilizado na ETAR.
Após isso fizemos uma pequena visita pela mesma. Fomos almoçar a um restaurante local onde comemos sandes com chá… “Oh arroz!!! Volta, estás perdoado!”
  Da parte da tarde, fizemos uma excursão ao local onde as comportas do canal são controladas. Estas servem para controlar a quantidade de água nos canais para que haja água suficiente para os campos serem regados, para os animais beberem e também para que as pessoas possam fazer desportos recreativos. Observamos um sistema elaborado por eles para que os peixes subir o rio, mesmo com a existência da barreira das comportas.
   De volta à escola estivemos a fazer o nosso jantar, que foi panquecas tradicionais da Holanda polvilhadas com açúcar e um doce típico.
   Na chegada à pousada e após descontrair e comer um pouco (um pouco mais do mesmo!) jogamos jogos tradicionais. Trata-se de um jogo constituído por 6 jogos; cada jogo estava disposto numa mesa e as pessoas iam rodando pelas mesas. Cada vez que uma pessoa ganhasse um jogo tinha um cartão que dizia “you’ve won” . O vencedor era quem coleccionasse mais cartões, ao longo das mesas.
E assim se passou mais um dia…

Isabel, Ivanise, Joana, André, Miguel

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Blogário Holanda - dia 3

   Para o dia bem começar tomamos um pequeno almoço delicioso com direito a frutas frescas. Mais uma vez, para demonstrar o nosso empenho, foi o dia dos queridos portugueses lavarem a loiça e deixarem tudo limpo e arrumado.
  Na escola demos inicio aos trabalhos com uma palestra sobre “Water Management”onde ficamos a conhecer os principais problemas que os holandeses têm com a água e como os conseguem resolver. Seguiu-se a apresentação das diferentes escolas envolvidas no projeto. Fomos maravilhosos, o entusiasmo foi tanto que quando demos por isso estávamos a cantar. Depois deste esforço merecemos uma sopa de ervilhas e umas sandes.
  De tarde visitamos a igreja de Den Bosch e fizemos um passeio de barco pelos canais da cidade. Para terminar o dia em beleza demos uma volta pelas ruas da cidade tendo encontrado lojas incríveis. Como não podia faltar jantamos no MacDonald’s. De volta ao alojamento assistimos a um filme, comemos batatas fritas e fizemos diversos jogos.


Joana, Ivanize, Isabel, André e Miguel

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Blogário Holanda - dia 2

   Depois de uma longa noite fria acordamos às 7h da manha para nos prepararmos para mais um grande dia. Por volta das 7h30 foi servido o pequeno almoço para sairmos às 8h15, de autocarro para a escola. à chegada fomos recebidos por participantes na mobilidade deste projeto em Portugal.
  O programa começou com a apresentação da escola holandesa, Helicon, que tem por tema de trabalho a gestão sustentável da água. Entretanto deram início às principais atividades do dia com a formação de grupos de grupos de trabalho, os quais participaram em atividades no âmbito dos cursos lecionados na escola, florista, cozinha, tratamento de animais de cativeiro e uma aula de holandês.
  Fomos muito bem recebidos com um almoço típico holandês - sandes - muito apreciadas por aqui. A alimentação é de facto muito diferente da nossa e custa-nos um pouco a habituar-nos, pelo que as vezes ficamos com um pouquinho de fome...de tal forma que, por mais incrível que nos possa parecer, sentimos falta do arroz da nossa escola.
   No final de um dia de escola diferente fomos para a pousada onde nos foram propostas atividades para relaxar um pouco, nomeadamente,um jogo tipo golfe, típico da holanda. A noite foi também uma noite diferente pois todos os alunos da pousada se reuniram à volta de uma fogueira onde não faltaram batatas fritas, gomas e  um reconfortante chá.

  Miguel, André, Joana, Ivanise e Isabel

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Blogário Holanda - dia 1

   A 3ª mobilidade do projeto comenius "Escolas Verdes para uma Europa Sustentável" está agora a decorrer na Holanda, na pequena cidade de Den Bosch. A comitiva portuguesa, da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento chegou ontem a Eindhoven mas rapidamente tratou de aproveitar o tempo disponível, que tinha, para conhecer Amesterdão, cidade que todos desejavam conhecer mas que fica afastada do local de trabalho. Para a maioria dos alunos a viagem até Eindhoven foi o batismo de voo. Todos gostaram da viagem incluindo da paisagem que puderam apreciar da pequena janela e muitas vezes atrás das nuvens.
   Ao aterrar um dia de sol esperava-nos e um autocarro grande, confortável, também diferente do que para nós é habitual, serviu de meio de transporte até à estação onde estava o comboio, também este diferente do habitual, uma vez que tinha dois andares que nos iria levar até Amesterdão. Durante a viagem a paisagem verde, com várias estufas e explorações agrícolas e recheada de canais abriu o apetite para conhecer melhor este pais. Chegados a Amesterdão e já bem mais folgados decidimos dar um belo passeio de barco pelos canais principais da cidade o que deixou todos deliciados. Depois, ansiosos por conhecer um pouco da cidade fomos às compras...lembranças não faltaram e imagens bem marcantes ficaram bem guardadas com imensas fotos.



Ivanise, Isabel, Joana, André e Miguel (3ºB e 3ºA)

terça-feira, 22 de maio de 2012

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Escola Verdes para uma Europa Sustentável - 2ªmobilidade, em Portugal, na EPACSB




2ª mobilidade do projeto comenius “Escolas verdes para uma Europa sustentável” decorreu de 23 a 27 de Abril na EPACSB, que nesse âmbito acolheu alunos e professores da França, Holanda e Turquia. A semana subordinada ao tema “Biodiversidade e Agricultura Sustentável” esteve recheada de atividades. O grupo de participantes no projeto visitou o Parque Biológico de Gaia e o Banco de Germoplasma vegetal, em Braga e assistiu a conferências proferidas por dois professores da Universidade do Porto. No âmbito cultural tiveram oportunidade de conhecer a cidade de Santo Tirso e ser recebidos na Câmara Municipa e conhecer os centros históricos do Porto e de Guimarães. Nas sessões de trabalho que decorreram na escola professores e alunos produziram materiais alusivos ao tema Biodiversidade. Sempre em trabalho de grupo, constituídos por elementos de todos os países participantes, os alunos produziram poster’s que refletiam boas práticas para a preservação da biodiversidade e os professores dos vários países elaboraram um plano de aula sobre o tema em questão que será agora trabalhado por cada um na sua escola. Uma semana muito produtiva e enriquecedora para todos que podemos relembrar com algumas fotos...


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mexer é viver!

   No dia 17 de Abril, o 2º B participou na atividade " Mexer é Viver",  organizada pelo núcleo de estágio de Educação Física  da Escola Secundária D. Dinis, em S. Tirso.
   Foi uma manhã muito divertida e bem diferente...os alunos realizaram várias provas: Jogo do equilíbrio, Bosuball, Fitball Game, Jogo da Corda e Streetsurfing... ficou a vontade de voltar e repetir!
Prof. Clara





quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Viagem à Turquia no Projeto Comenius - Balanço final...pelos alunos portugueses




A ida à Turquia foi tudo menos o que tinha imaginado! Foi, sem dúvida, uma oportunidade única. Fomos muito bem recebidos pelos alunos e professores turcos. A semana estava muito bem planeada…todos os dias estavam preenchidos com sessões de trabalho e visitas de estudo, sempre sobre o tema “Energia Solar” e ainda visitas culturais. O que menos gostei foi a comida, demasiado temperada para nós Portugueses. De um modo geral adaptamo-nos muito bem, de tal forma que os nossos anfitriões diziam que nós eramos muito parecidos com eles. Quando fomos para Istambul, aproveitamos para ir Às compras e também para visitar a parte histórica da cidade; visitamos a Hagia Sofia, uma igreja que foi transformada em mesquita…lindíssima; os túmulos dos sultões, o palácio Topkapi e o seu harém, a Cisterna e também a Mesquita Azul, que pessoalmente considero que não correspondeu ao que esperava.
Foi uma semana um pouco cansativa devido à diferença horária e às horas a que tivemos que nos levantar para aproveitar ao máximo esta oportunidade.
Francisca

A semana do projecto Comenius, em Mersin, foi bastante positiva. Entre a outras relacionadas com o tema “Energia Solar”, que me permitiram obter mais conhecimentos sobre o tema ficaram também novas amizades, a utilização de uma língua comum entre todos e que não era a nossa e também o conhecimento da cultura turca.
Após a semana de trabalho seguiu-se um fim de semana “de ouro” numa das cidades mais conhecidas da Turquia – Istambul. Istambul é uma cidade bastante bonita, na qual tivemos oportunidade de visitar locais como a Mesquita Azul, Hagia Sofia, a cisterna e o palácio Topkapi, todos eles locais turísticos bastante importantes na cidade e “carregados” de cultura. Tivemos ainda oportunidade e de conhecer o grande Bazar e o bazar Egípcio e de percorrer belíssimas ruas iluminadas e cheias de gente de um dos grandes centros históricos.
Em suma, um grande projecto e uma grande visita, na qual todos estão de parabéns…
João

Sabendo que fui nomeado para ir à Turquia fiquei com a noção de que ira poder observar e conhecer coisas que nunca tinha visto….
O objectivo do projecto foi trabalhar um tema sobre o ambiente - a energia solar – com os outros professores e alunos envolvidos no projecto comenius. Esta semana foi muito interessante porque podemos tirar partido de muita da história desta região e também porque consegui aperfeiçoar o meu inglês como resultado deste convívio.
A visita a Istambul foi também importante porque conheci muitos monumentos da cidade e fiquei com a perceção da sua antiguidade.
Tiago
Para início posso falar da personalidade do povo turco, pois são pessoas muito acolhedoras mas também muito diferentes, quer a nível religioso quer de mentalidade. Durante esta semana pude observar muito da sua cultura e do seu modo de estar, mesmo que às vezes não gosto muito de alguns aspectos, como +é o caso da comida.
Durante a semana em Mersin assistimos a apresentações de trabalhos sobre energia solar, por parte de alunos e de um professor da escola e elaboramos poster’s sobre o mesmo tema, em trabalho de grupo com os alunos envolvidos no projeto. Para além destas sessões também fizemos visitas culturais e temáticas a empresas que utilizam a energia solar no seu processo produtivo.
Em Istambul conseguimos conviver com a população local. Adorei visitar o grande Bazar pois acho que me deu uma noção mais real do modo de vida daquela povo; adorei fazer compras e ter que reatear o preço das coisas.
Gostei muito desta viagem e quando puder voltarei a fazê-la…fica um conselho de amiga….Visitem a Túrquia.
Isabel
Logo que soube da notícia que iria viajar até à Turquia fiquei fascinado, porque a Turquia é um país turístico com belos sítios e muita cultura. Cheguei a Istambul as 8h da noite e a Mersin Às 3h da manhã. A semana estava toda preenchida com actividades e visitas a realizar. Também gostei muito da amizade por parte dos turcos e franceses. Acerca das visitas realizadas adorei os sítios históricos que visitamos, como as ruínas dos Romanos, a porta de Cleópatra e depois, já em Istambul, a Hagia Sofia, e também as paisagens lindíssimas como a praia da Antália, junto a Mersin.
Acerca da comida, a princípio estranhei muito, porque vi um pequeno almoço completamente diferente do português; o problema foi mesmo o almoço e o jantar porque também não gostei nada ou quase nada.
Gostei muito da estadia em Istambul, o único senão foi o frio que se fazia sentir nesta cidade.
Claro que fiquei triste quando chegou o dia 19 porque era o dia da partida mas também fiquei contente porque já tinha saudades do meu pequeno retângulo de terra, que é Portugal.
Rui

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Blogário - 7º e 8º dias, 18 e 19 de Fevereiro de 2012



   Depois de um dia cansativo na 6ª feira, sábado foi ainda mais “puxado”. Acordamos cedo, depois de uma noite longa de convívio a jogar às cartas, com o intuito de visitarmos alguns monumentos de Istambul, como a Basílica de Hagia Sofia, os tumúlos dos Sultões, a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi e o seu Harém e ainda a Cisterna da Basílica.
   Hagia Sofia era uma igreja cristã que foi depois transformada em mesquita, no seculo XV e até à primeira metade do século XX. Desde 1935 funciona como museu. No interior da basílica pode observar-se altares, painéis lindíssimos, embora um pouco degradados e candeeiros enormes e bastante diferentes do habitual. Mesmo ao lado da Hagia Sofia podemos visitar os túmulos de alguns sultões e seus descendentes e mulheres.
   A Mesquita Azul, por sua vez, ficou um pouco aquém, das nossas expectativas. O exterior muito grandioso e dentro pouco exuberante não correspondendo, na cor, ao seu nome.
 Com o Palácio Topkapi, por sua vez, aconteceu exactamente o contrário…grandioso e de grande esplendor, de acordo com o vida dos sultões. No interior do palácio podemos observar a grande colecção de jóias e adereços pertencentes aos sultões, bem como peças oferecidas aos mesmos em visitas oficiais e adorações, como por exemplo com o Czar Nicolas II, o último Czar da Rússia. Alguns alunos e professores foram visitar também o Harém, as instalações privadas do e onde viviam as suas mulheres…
Por último fomos visitar a Cisterna da Basílica, que era utilizada para transportar água dos aquíferos não poluídos, para a cidade. O abastecimento da cisterna estava marcado por uma escultura em pedra, a Medusa.
  No período da tarde fomos ao Bazar Egípcio, bazar destinado maioritariamente ao comércio de especiarias, chás e doces típicos.
  No regresso para o hotel aproveitamos para conhecer mais um pouco do centro da cidade.
 Domingo, madrugamos para podermos apanhar o eléctrico para o aeroporto. Durante a viagem deu também para ver partes da cidade que não tivemos oportunidade de visitar.
Depois de uma viagem grande o cansaço apoderou-se e a viagem de regresso foi uma boa forma de descansar…ficamos com a recordação de uma semana diferente, sempre ocupada e com trabalho, com contactos com muitas pessoas de culturas diferentes… uma semana diferente e exuberante, uma semana que não esqueceremos!
Francisca e Isabel

Blogário - 6º dia, 17 de Fevereiro de 2012


   Sexta-feira rumamos a Istambul…quando chegamos apanhamos um táxi que nos levou à zona histórica da cidade, Sultanahmet. Ficamos instalados num hotel na parte histórica de Istambul, Hotel Ilay. Depois de instalados e preparados para o frio, estavam cerca de 2ºC às 16h00, rumamos até ao Grand Bazar. Percorremos muitas das imensas ruas deste espaço comercial, entre as quais ruas dedicadas quase exclusivamente à venda de peças de joalharia, peças em ouro, prata e pedras preciosas lindíssimas. Aproveitamos também para fazer algumas compras utilizando o método de regatear, tradicional na cultura do país.
   Depois de jantar voltamos para o hotel não perdendo a oportunidade de visitar a bela e imensa cidade de Istambul.
   Durante esta a tarde podemos observar e sentir a queda de neve, um acontecimento pouco frequente nesta cidade.
Francisca e Isabel

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Blogário - 5º dia, 16 de Fevereiro de 2012



   Hoje o dia começou com um pequeno jogo de futebol entre portugueses, holandeses e turcos. Depois, por volta das 10h00, assistimos, no 2º piso da escola, à votação dos poster’s que os alunos do projecto realizaram, no dia anterior. Esta votação foi feita pelos professores e foram eleitos o 1º, 2º e 3º lugar. O poster do grupo do Rui, da Francisca e do Tiago foi classificado como o 1º lugar e o do grupo do João como 2º lugar. Após o almoço, pelas 13h00, fomos visitar a fábrica dos Doritos, uma fábrica que produz tiritas de milho, para aperitivo. Esta fábrica utiliza a energia solar para aquecer água a qual por sua vez é utilizada na produção de vapor sendo que este é usado para a produção dos snack’s - tiritas de milho. Neste processo de utilização da energia solar, os raios solares são captados através de painéis em forma de U e são reflectidos por espelhos, para um tubo onde circula a água, aquecendo-a entre 160ºC e 190ºC. Só foi possível visitar o exterior da fábrica pelo que não podemos observar o processo de produção dos Doritos.
   De seguida fomos conhecer a maior mesquita de Mersin, mas na hora em que chegamos estavam em oração pelo que esperamos um pouco no exterior pelo final da oração. à entrada tivemos que nos descalçar e as mulheres tapar a cabeça com um lenço. O interior é um local lindo e enorme com umas pinturas fantásticas e uma carpete que reveste o chão, muito bonita também. A mesquita tem dois pisos mas o superior é reservado exclusivamente às mulheres que devem orar num local diferente dos homens.
   Após as visitas houve ainda tempo para conhecer o comércio em Mersin e realizar algumas compras. O mercado de Mersin é um mercado enorme e muito variado, tendo desde produtos como carne e peixe até as especiarias tão típicas da Turquia.
   No final do dia, pelas 20h00 foi realizado um jantar, no restaurante Girida, com todos os membros envolvidos no projecto “Green Schools for a Sustenaible Europe”
Pelas 22h00 chegamos À residência de estudantes estafados e exaustos…mas satisfeitos por tudo o que conhecemos e pelas experiências que tivemos.
João, Rui e Tiago

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Blogário - 4º dia, 15 de Fevereiro de 2012



   A saída da residência de estudantes foi pelas 9h00, em Mersin, com destino a uma sala da escola onde iriam ser realizadas as actividades pelos alunos envolvidos no projecto Comenius, portugueses, franceses, holandeses e turcos.
   A actividade consistiu na realização de 7 poster’s temáticos, sobre a Energia Solar, a sua utilização e a sua importância. Foram criados 4 grupos com alunos de diferentes nacionalidades.
   Após a actividade fomos almoçar na cantina da escola, onde habitualmente comemos uma refeição turca, constituída por uma sopa, pão e um prato de carne sempre bem condimentado e picante…
   Pelas 13h00 saímos da escola, no autocarro com o objectivo de visitar alguns locais históricos perto de Mersin. Visitamos as ruínas Kanytelleis, em Ayos, a gruta Hell and Heaven, que se situa a uma grande profundidade e é atravessada por um rio subterrâneo, cujo acesso é feito por rampas e degraus escorregadios; vimos ainda os castelos Korycos, KizKalesi.
   Após esta tarde cultural regressamos à escola onde jantamos e descansamos para mais um dia de trabalho…

João, Rui e Tiago

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Blogário - 3º dia, 14 de Fevereiro de 2012



   Terça-feira, dia 14, no período manhã todo o grupo do projecto assistiu a comunicações, realizadas pela escola acolhedora desta primeira mobilidade, sobre Energia Solar, e proferidas por um professor e 4 alunos envolvidos neste projecto. Nestas comunicações foram abordados temas como importância da energia solar, formas de aproveitamento de energia solar e aspectos futuros desta energia.
   Da parte da tarde o grupo foi levado a conhecer a empresa Yörüksüt, que fabrica iogurtes e queijos recorrendo à energia solar como fonte de energia para a pasteurização do leite. Nesta fábrica os painéis refletores situados no telhado aquecem um fluído que circula numa tubagem o qual por sua vez aquece água que vai estar em contato com a serpentina onde circula o leite a ser pasteurizado. Na visita ao interior da fábrica foi-nos apresentada a linha de produção do iogurte e do queijo, típicos da região, com um sabor um pouco salgado.
   Após a visita tivemos oportunidade de para junto ao mar Mediterrâneo, na costa de Mersin, onde aproveitamos para tirar algumas fotografias e desfrutar da linda paisagem.
   No regresso à escola o percurso foi feito pelo centro de Mersin, onde os professores ficaram.
   Já na escola jantamos e assistimos ao jogo de futebol Braga vs Besiktas…um jogo Portugal-Turquia onde infelizmente não podemos festejar a vitória do nosso clube…
Francisca e Isabel

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Blogário...o dia a dia da viagem à Turquia, no projeto GSSE, 1º e 2º dias

Primeira mobilidade do projeto COMENIUS – GSSE (Green School for Sustainable Environment) - Mersin, Turquia

   Animados, lançamo-nos às 11 horas e 50 minutos do dia 12 de Fevereiro num triplo voo do Porto até Adana, na Turquia, com escala em Istambul. Após ultrapassadas as dificuldades da viagem, encontramos merecido descanso no dia seguinte, pelas 4 horas da manhã, em Mersin, cidade mediterrânica do concelho de Tarsus. Com 3 horas e meia de descanso, fomos recebidos calorosamente pelos nossos colegas turcos na escola ANADOLU ÖGRETMEN LISESI, com danças tradicionais e folclóricas. Sentimos a carga histórica do local quando, após um almoço com os aromas, o sal e os sabores locais, nos mostraram TARSUS, a cidade mais antiga do mundo. Contemplamos, em pleno centro urbano, as ruinas romanas do Século II a.C., de construções edificadas quando a cidade era já muito antiga. Na fonte de S. Paulo, tocamos a água sagrada para as civilizações cristãs. De seguida, deslocando-nos por ruas antigas, testemunhas do cruzamento entre as culturas do oriente e do ocidente, àquela que agora é chamada “Porta da Cleópatra”. Registo de uma cidade que ainda perdura, mas hoje é outra.
Todo este “banho cultural” se realizou numa região que desde tempos muito antigos, aquece as águas para uso doméstico recorrendo à luz do sol, estando a sua câmara municipal empenhada em alargar esta prática a uma verdadeira autonomia energética, modernizando os processos de aquecimento solar e promovendo a energia fotovoltaica, entre outras tecnologias associadas à produção de energia elétrica a partir do sol. Após testemunharmos nos terrenos da municipalidade o projeto “The Sun forest”, como exemplo do esforço da cidade e da região para se lançar na sustentabilidade energética, regressamos à escola. Jantamos e disponibilizamos o tempo necessário para retemperar as forças mal recuperadas na noite anterior.
O dia seguinte prometia ser exigente nas margens do mediterrâneo…

Isaías Machado (Prof.)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Educação Ambiental...na temática dos Resíduos!!!



   O grupo Eco-Escolas da EPACSB promoveu a realização de uma palestra sobre "Resíduos Urbanos - Recolha, Tratamento e Valorização". Esta apresentação, da responsabilidade da Dra. Sofia Oliveira, da Resinorte, deixou-nos a todos mais esclarecidos e conscientes quanto à importância da separação dos resíduos urbanos em casa, no local de trabalho ou em qualquer outro espaço. A apresentação que contou com a presença de alunos, professores e funcionários focou sobretudo aspectos práticos a ter em conta para a correta  separação dos resíduos urbanos mais vulgares, papel, plástico, metal e vidro. Foi também explicado o processo ao qual são sujeitos esses resíduos, após cada um de nós fazer a sua parte e os colocar nos ecopontos, desde o tratamento a que são sujeitos nos centros de triagem até à transformação desses resíduos em matéria prima para novos produtos.
   Uma apresentação que pela sua objetividade e sentido prático pode levar-nos a uma escola mais sustentável...agora depende de nós!!! 

Maria José (Prof. )

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Projeto Comenius - 1ª mobilidade: Turquia


De 13 a 17 de Fevereiro vai decorrer a primeira mobilidade do Projeto Comenius “Green schools for a Sustainable Europe” em que a EPACSB participa. Cinco alunos e 3 professores, do curso de Gestão do Ambiente, da EPACSB vão estar em Mersin, na Turquia para participar e trabalhar o tema “Energias renováveis – energia solar”, juntamento com os parceiros da França, Holanda e Turquia. Durante essa semana irão decorrer diversas visitas de estudo e sessões de trabalho de onde sairão intenções comuns de tornar a europa mais sustentável, a nível energético.

O desenvolvimento do projecto pode ser acompanhado no site do projeto...


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um dia dedicado à Educação Ambiental e à Permacultura

   Na passada quinta-feira a turma do 3º ano de Gestão do Ambiente passou o dia no Centro de Educação Ambiental das Águas Douro e Paiva. A visita foi realizada no Âmbito da disciplina de Projetos em Ambiente e os objectivos foram conhecer os “Bastidores da Educação Ambiental” e o conceito de Permacultura.
   A parte da manhã foi essencialmente dedicada à educação ambiental; depois de nos apresentarmos, realizamos atividades e jogos de grupo que podem ser realizadas com um grupo no âmbito da educação ambiental, tomando consciência das principais dificuldades de implementação dessas actividades.
   O final da manhã foi já dedicado ao projecto de permacultura e consistiu na preparação do nosso próprio almoço “Massa à Lavrador à Vegana”, uma ementa típica mas adaptada ao mundo vegetariano, uma refeição completa e bastante nutritiva.
   De tarde conhecemos os princípios da Permacultura e realizamos depois uma atividade de produção de sabão a partir de óleo alimentar usado, uma forma de reaproveitamento de um resíduo e de produção de um bem utilizável.
   Foi um dia bastante recheado que constituiu uma mais valia para a formação de todos e em que conhecemos uma forma de vida mais sustentável.
3ºB


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Meio Ambiente

Quando pensamos no Meio Ambiente o que nos vem à cabeça é poluição, destruição, sobre-exploração dos recursos, ar poluído, natureza desfeita.
Seria muito mais agradável pensar no Meio Ambiente como espaços verdes, bem tratados, ar puro sem nenhum tipo de contaminação. E isto pode tornar-se realidade se todos nós contribuirmos fazendo reciclagem de todos os resíduos, não cortando tantas árvores, não usando tantos recursos não renováveis, como o petróleo e o carvão, pois se continuarmos a usá-los em excesso o inevitável vai acontecer …vão acabar e nunca mais voltam a ser repostos na Natureza.
Sim, isto são alguns exemplos…mas para isto ser possível e se tornar realidade Todos Nós temos que começar desde já a trabalhar neste sentido. Afinal, qual é o nosso interesse em destruir a Natureza que também é nossa? Temos que pensar nas consequências dos nossos atos pois como o planeta está a ficar quem vai sofrer são as gerações futuras que não terão culpa de nada.
PESSOAL! Vamos começar a trabalhar para salvar o planeta que também nos pertence!!!

Marta Freitas (1ºD)