terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Blogário - 5º dia, 16 de Fevereiro de 2012



   Hoje o dia começou com um pequeno jogo de futebol entre portugueses, holandeses e turcos. Depois, por volta das 10h00, assistimos, no 2º piso da escola, à votação dos poster’s que os alunos do projecto realizaram, no dia anterior. Esta votação foi feita pelos professores e foram eleitos o 1º, 2º e 3º lugar. O poster do grupo do Rui, da Francisca e do Tiago foi classificado como o 1º lugar e o do grupo do João como 2º lugar. Após o almoço, pelas 13h00, fomos visitar a fábrica dos Doritos, uma fábrica que produz tiritas de milho, para aperitivo. Esta fábrica utiliza a energia solar para aquecer água a qual por sua vez é utilizada na produção de vapor sendo que este é usado para a produção dos snack’s - tiritas de milho. Neste processo de utilização da energia solar, os raios solares são captados através de painéis em forma de U e são reflectidos por espelhos, para um tubo onde circula a água, aquecendo-a entre 160ºC e 190ºC. Só foi possível visitar o exterior da fábrica pelo que não podemos observar o processo de produção dos Doritos.
   De seguida fomos conhecer a maior mesquita de Mersin, mas na hora em que chegamos estavam em oração pelo que esperamos um pouco no exterior pelo final da oração. à entrada tivemos que nos descalçar e as mulheres tapar a cabeça com um lenço. O interior é um local lindo e enorme com umas pinturas fantásticas e uma carpete que reveste o chão, muito bonita também. A mesquita tem dois pisos mas o superior é reservado exclusivamente às mulheres que devem orar num local diferente dos homens.
   Após as visitas houve ainda tempo para conhecer o comércio em Mersin e realizar algumas compras. O mercado de Mersin é um mercado enorme e muito variado, tendo desde produtos como carne e peixe até as especiarias tão típicas da Turquia.
   No final do dia, pelas 20h00 foi realizado um jantar, no restaurante Girida, com todos os membros envolvidos no projecto “Green Schools for a Sustenaible Europe”
Pelas 22h00 chegamos À residência de estudantes estafados e exaustos…mas satisfeitos por tudo o que conhecemos e pelas experiências que tivemos.
João, Rui e Tiago

Sem comentários:

Enviar um comentário