A ida à Turquia foi tudo menos o que tinha imaginado! Foi, sem dúvida, uma oportunidade única. Fomos muito bem recebidos pelos alunos e professores turcos. A semana estava muito bem planeada…todos os dias estavam preenchidos com sessões de trabalho e visitas de estudo, sempre sobre o tema “Energia Solar” e ainda visitas culturais. O que menos gostei foi a comida, demasiado temperada para nós Portugueses. De um modo geral adaptamo-nos muito bem, de tal forma que os nossos anfitriões diziam que nós eramos muito parecidos com eles. Quando fomos para Istambul, aproveitamos para ir Às compras e também para visitar a parte histórica da cidade; visitamos a Hagia Sofia, uma igreja que foi transformada em mesquita…lindíssima; os túmulos dos sultões, o palácio Topkapi e o seu harém, a Cisterna e também a Mesquita Azul, que pessoalmente considero que não correspondeu ao que esperava.
Foi uma semana um pouco cansativa devido à diferença horária e às horas a que tivemos que nos levantar para aproveitar ao máximo esta oportunidade.
Francisca
A semana do projecto Comenius, em Mersin, foi bastante positiva. Entre a outras relacionadas com o tema “Energia Solar”, que me permitiram obter mais conhecimentos sobre o tema ficaram também novas amizades, a utilização de uma língua comum entre todos e que não era a nossa e também o conhecimento da cultura turca.
Após a semana de trabalho seguiu-se um fim de semana “de ouro” numa das cidades mais conhecidas da Turquia – Istambul. Istambul é uma cidade bastante bonita, na qual tivemos oportunidade de visitar locais como a Mesquita Azul, Hagia Sofia, a cisterna e o palácio Topkapi, todos eles locais turísticos bastante importantes na cidade e “carregados” de cultura. Tivemos ainda oportunidade e de conhecer o grande Bazar e o bazar Egípcio e de percorrer belíssimas ruas iluminadas e cheias de gente de um dos grandes centros históricos.
Em suma, um grande projecto e uma grande visita, na qual todos estão de parabéns…
João
Sabendo que fui nomeado para ir à Turquia fiquei com a noção de que ira poder observar e conhecer coisas que nunca tinha visto….
O objectivo do projecto foi trabalhar um tema sobre o ambiente - a energia solar – com os outros professores e alunos envolvidos no projecto comenius. Esta semana foi muito interessante porque podemos tirar partido de muita da história desta região e também porque consegui aperfeiçoar o meu inglês como resultado deste convívio.
A visita a Istambul foi também importante porque conheci muitos monumentos da cidade e fiquei com a perceção da sua antiguidade.
Tiago
Para início posso falar da personalidade do povo turco, pois são pessoas muito acolhedoras mas também muito diferentes, quer a nível religioso quer de mentalidade. Durante esta semana pude observar muito da sua cultura e do seu modo de estar, mesmo que às vezes não gosto muito de alguns aspectos, como +é o caso da comida.
Durante a semana em Mersin assistimos a apresentações de trabalhos sobre energia solar, por parte de alunos e de um professor da escola e elaboramos poster’s sobre o mesmo tema, em trabalho de grupo com os alunos envolvidos no projeto. Para além destas sessões também fizemos visitas culturais e temáticas a empresas que utilizam a energia solar no seu processo produtivo.
Em Istambul conseguimos conviver com a população local. Adorei visitar o grande Bazar pois acho que me deu uma noção mais real do modo de vida daquela povo; adorei fazer compras e ter que reatear o preço das coisas.
Gostei muito desta viagem e quando puder voltarei a fazê-la…fica um conselho de amiga….Visitem a Túrquia.
Isabel
Logo que soube da notícia que iria viajar até à Turquia fiquei fascinado, porque a Turquia é um país turístico com belos sítios e muita cultura. Cheguei a Istambul as 8h da noite e a Mersin Às 3h da manhã. A semana estava toda preenchida com actividades e visitas a realizar. Também gostei muito da amizade por parte dos turcos e franceses. Acerca das visitas realizadas adorei os sítios históricos que visitamos, como as ruínas dos Romanos, a porta de Cleópatra e depois, já em Istambul, a Hagia Sofia, e também as paisagens lindíssimas como a praia da Antália, junto a Mersin.
Acerca da comida, a princípio estranhei muito, porque vi um pequeno almoço completamente diferente do português; o problema foi mesmo o almoço e o jantar porque também não gostei nada ou quase nada.
Gostei muito da estadia em Istambul, o único senão foi o frio que se fazia sentir nesta cidade.
Claro que fiquei triste quando chegou o dia 19 porque era o dia da partida mas também fiquei contente porque já tinha saudades do meu pequeno retângulo de terra, que é Portugal.
Rui
Penso que o problema com a comida tem uma forte relação com a vossa falta de cultura gastronómica.
ResponderEliminarPerceber sabores novos, interiorizar os aromas e encontrar a sua harmonia é muito importante para comreendermos os outros. Para isso é necessário abertura de espírito e distinguir o que são defeitos de um cozinheiro do que são sabores e aromas de outras culturas. Experimentem, reflitam e saboreiem, depois falem de como os paladares podem ser diferentes com simples variações da ordem das misturas, ou adição de um novo ingrediente. Comam devagar e cultivem os paladares.