quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Blogário - 7º e 8º dias, 18 e 19 de Fevereiro de 2012



   Depois de um dia cansativo na 6ª feira, sábado foi ainda mais “puxado”. Acordamos cedo, depois de uma noite longa de convívio a jogar às cartas, com o intuito de visitarmos alguns monumentos de Istambul, como a Basílica de Hagia Sofia, os tumúlos dos Sultões, a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi e o seu Harém e ainda a Cisterna da Basílica.
   Hagia Sofia era uma igreja cristã que foi depois transformada em mesquita, no seculo XV e até à primeira metade do século XX. Desde 1935 funciona como museu. No interior da basílica pode observar-se altares, painéis lindíssimos, embora um pouco degradados e candeeiros enormes e bastante diferentes do habitual. Mesmo ao lado da Hagia Sofia podemos visitar os túmulos de alguns sultões e seus descendentes e mulheres.
   A Mesquita Azul, por sua vez, ficou um pouco aquém, das nossas expectativas. O exterior muito grandioso e dentro pouco exuberante não correspondendo, na cor, ao seu nome.
 Com o Palácio Topkapi, por sua vez, aconteceu exactamente o contrário…grandioso e de grande esplendor, de acordo com o vida dos sultões. No interior do palácio podemos observar a grande colecção de jóias e adereços pertencentes aos sultões, bem como peças oferecidas aos mesmos em visitas oficiais e adorações, como por exemplo com o Czar Nicolas II, o último Czar da Rússia. Alguns alunos e professores foram visitar também o Harém, as instalações privadas do e onde viviam as suas mulheres…
Por último fomos visitar a Cisterna da Basílica, que era utilizada para transportar água dos aquíferos não poluídos, para a cidade. O abastecimento da cisterna estava marcado por uma escultura em pedra, a Medusa.
  No período da tarde fomos ao Bazar Egípcio, bazar destinado maioritariamente ao comércio de especiarias, chás e doces típicos.
  No regresso para o hotel aproveitamos para conhecer mais um pouco do centro da cidade.
 Domingo, madrugamos para podermos apanhar o eléctrico para o aeroporto. Durante a viagem deu também para ver partes da cidade que não tivemos oportunidade de visitar.
Depois de uma viagem grande o cansaço apoderou-se e a viagem de regresso foi uma boa forma de descansar…ficamos com a recordação de uma semana diferente, sempre ocupada e com trabalho, com contactos com muitas pessoas de culturas diferentes… uma semana diferente e exuberante, uma semana que não esqueceremos!
Francisca e Isabel

Sem comentários:

Enviar um comentário