segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Blogário...o dia a dia da viagem à Turquia, no projeto GSSE, 1º e 2º dias

Primeira mobilidade do projeto COMENIUS – GSSE (Green School for Sustainable Environment) - Mersin, Turquia

Animados, lançamo-nos às 11 horas e 50 minutos do dia 12 de Fevereiro num triplo voo do Porto até Adana, na Turquia, com escala em Istambul. Após ultrapassadas as dificuldades da viagem, encontramos merecido descanso no dia seguinte, pelas 4 horas da manhã, em Mersin, cidade mediterrânica do concelho de Tarsus. Com 3 horas e meia de descanso, fomos recebidos calorosamente pelos nossos colegas turcos na escola ANADOLU ÖGRETMEN LISESI, com danças tradicionais e folclóricas. Sentimos a carga histórica do local quando, após um almoço com os aromas, o sal e os sabores locais, nos mostraram TARSUS, a cidade mais antiga do mundo. Contemplamos, em pleno centro urbano, as ruinas romanas do Século II a.C., de construções edificadas quando a cidade era já muito antiga. Na fonte de S. Paulo, tocamos a água sagrada para as civilizações cristãs. De seguida, deslocando-nos por ruas antigas, testemunhas do cruzamento entre as culturas do oriente e do ocidente, àquela que agora é chamada “Porta da Cleópatra”. Registo de uma cidade que ainda perdura, mas hoje é outra.
Todo este “banho cultural” se realizou numa região que desde tempos muito antigos, aquece as águas para uso doméstico recorrendo à luz do sol, estando a sua câmara municipal empenhada em alargar esta prática a uma verdadeira autonomia energética, modernizando os processos de aquecimento solar e promovendo a energia fotovoltaica, entre outras tecnologias associadas à produção de energia elétrica a partir do sol. Após testemunharmos nos terrenos da municipalidade o projeto “The Sun forest”, como exemplo do esforço da cidade e da região para se lançar na sustentabilidade energética, regressamos à escola. Jantamos e disponibilizamos o tempo necessário para retemperar as forças mal recuperadas na noite anterior.
O dia seguinte prometia ser exigente nas margens do mediterrâneo…