quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Parâmetros biológicos para avaliar a qualidade da água


A turma do 3º ano de Gestão do Ambiente da Escola Agrícola Conde de S. Bento recebeu a visita do Prof. Formigo, do departamento de Biologia, da Faculdade de Ciências do Porto e de um ex-aluno da escola, o Hugo, com o objetivo de realizar uma saída de campo para recolher macroinvertebrados e identificar as espécies de peixes existentes no Rio Ave e na Ribeira do Matadouro, junto da Escola, recorrendo à pesca elétrica.


   Antes da saída de campo o Prof. Formigo deu uma breve explicação sobre o que é a pesca elétrica, para a qual é preciso um camaroeiro que permita a passagem de corrente elétrica a qual é fornecida por um gerador. Esta atividade foi feita com o intuito de identificar espécies autóctones e espécies invasoras de peixes, existentes no Rio Ave. Esta, permitiu verificar que a fauna aquática do rio estava muito alterada relativamente ao passado, uma vez que se encontraram maioritariamente espécies exóticas, como o lagostim vermelho, o perca-sol e o pimpão.
   A recolha de macroinvertebrados, teve como objetivo avaliar a distribuição, composição e estrutura desses organismos de modo a verificar a qualidade da água do Rio, uma vez que estas espécies funcionam como bioindicadores da qualidade da água.
  No fim da manhã a turma estava entusiasmada com a experiência proporcionada e pronta para realizar autonomamente este trabalho, em outras saídas futuras. A turma agradece ao Prof. Formigo e ao Hugo a sua disponibilidade para nos acompanharem na saída de campo.

Francisca Ferraz e Marina Barbosa (3ºB)

Sem comentários:

Enviar um comentário