sexta-feira, 18 de março de 2011

Os perigos de um Goraz cru ou mal passado…

   Numa das idas ao departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no âmbito do Projecto que têm vindo a desenvolver, o Victor Costa e o André Antunes participaram numa actividade de dissecação de um Goraz (Pagellus bagaraveo).

   O Goraz e uma espécie de peixe marinha, que habita as águas portuguesas e que actualmente esta a ser introduzida na aquicultura.
   Este trabalho teve como principais objectivos, conhecer os parasitas que ocorrem nesta espécie, que são pouco conhecidos, e estudar as diferentes comunidades de parasitas do Goraz que se encontram em peixes pescados em diferentes locais das águas marítimas portuguesas.
   Os parasitas encontrados nesta espécie de peixe são diversos e quando estes entram em contacto com o ser humano, pode causar-lhe alergias ou até mesmo infecções no seu organismo, o que acontece sobretudo quando o peixe é consumido cru ou mal passado.
   O maior problema causado por estes parasitas no ser humano surge quando estes são ingeridos vivos pois estes podem perfurar o intestino do Homem levando ao aparecimento de diversos problemas de saúde, conforme a reacção do organismo humano à presença do parasita e o tipo de parasita ingerido.

Victor Costa (3ºB)

Sem comentários:

Enviar um comentário