Numa das idas ao departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no âmbito do Projecto que têm vindo a desenvolver, o Victor Costa e o André Antunes participaram numa actividade de dissecação de um Goraz (Pagellus bagaraveo).
O Goraz e uma espécie de peixe marinha, que habita as águas portuguesas e que actualmente esta a ser introduzida na aquicultura.
Este trabalho teve como principais objectivos, conhecer os parasitas que ocorrem nesta espécie, que são pouco conhecidos, e estudar as diferentes comunidades de parasitas do Goraz que se encontram em peixes pescados em diferentes locais das águas marítimas portuguesas.
Os parasitas encontrados nesta espécie de peixe são diversos e quando estes entram em contacto com o ser humano, pode causar-lhe alergias ou até mesmo infecções no seu organismo, o que acontece sobretudo quando o peixe é consumido cru ou mal passado.
O maior problema causado por estes parasitas no ser humano surge quando estes são ingeridos vivos pois estes podem perfurar o intestino do Homem levando ao aparecimento de diversos problemas de saúde, conforme a reacção do organismo humano à presença do parasita e o tipo de parasita ingerido.
Victor Costa (3ºB)
Sem comentários:
Enviar um comentário