terça-feira, 22 de março de 2011

Dia dedicado à Educação Ambiental...


   Segunda-feira, 21 de Março foi o dia escolhido para juntar numa só sala temas ligados à qualidade da água, tanto a nível biológico como químico, atraindo assim funcionários, alunos e professores, numa iniciativa promovida pelos alunos do 3º ano de Gestão do Ambiente.
   O dia começou com um sol que prometia, à entrada do laboratório os alunos do 3º ano de Gestão o Ambiente aguardavam a Professora preparando-se para um dia agitado.
   O laboratório transformou-se rapidamente depois de ocupado, o material tinha que estar aposto para a chegada dos interessados. Montou-se os microscópios, preparam-se as amostras, recolheu-se água para análises enfim, um frenesim.
   Os temas que foram tratados nesta Actividade de Educação Ambiental estão intimamente ligados à qualidade da água e são complementares, trata-se dos Indicadores Biológicos e dos parâmetros físico-químicos de análises da água.
   Os indicadores biológicos que foram apresentados ao público foram as diatomáceas e os macro-invertebrados, todos eles, ou parte deles, recolhidos na Ribeira do Matadouro, que atravessa a escola e que têm constituído base de trabalho dos projectos que os alunos do 3º ano de Gestão do Ambiente estão a desenvolver. Tem sido feito um trabalho de monitorização da Ribeira do Matadouro, onde se faz uma recolha, um posterior tratamento e por fim a identificação dos indicadores. Com esta actividade cria-se assim um duplo beneficio, pois, para além de darmos a conhecer a importância dos indicadores biológicos, ainda pouco divulgada, também se reconhece o estado da qualidade dos cursos de água que atravessam a escola.
   As análises clássicas aos parâmetros físico-químicos da água estão também a ser realizadas pela turma do 3º ano, mas com uma abordagem diferente, pretendendo-se relacionar a qualidade da água usada na rega com a actividade agrícola. A água que têm sido analisada têm sido recolhida em vários pontos - ribeira do matadouro, efluentes da vacaria, água do poço e Rio Ave. Todas estas amostras foram submetidas a análises do pH, condutividade, oxigénio dissolvido, cloretos, acidez, fosfatos, nitratos, azoto e CQO. Os visitantes do laboratório puderam, neste dia observar a realização de algumas análises e perceber melhor a sua importância.
   As opiniões e críticas não bastaram, a D. Mónica que visitou a sala onde decorreu a actividade comentou: “ Eu não percebo nada, mas trouxe o meu filho pois ele gosta.”- É de pequenino que se troce o pepino.”

3ºB

1 comentário:

  1. Foi com agrado que assisti a esta vossa actividade e gostei bastante das explicações que foram dadas, dando para perceber que a fizeram com gosto. Sendo uma área que me interessa, foi bom relembrar como é estar num laboratório. Fiquei até um pouco surpreendido com a biodiversidade encontrada, tanto na ribeira como no rio. Estes indicadores biológicos, físico-químicos dão-nos uma noção da qualidade da água e devem ser guardados todos os registos e análises efectuados, que por comparação, poderemos ter a percepção da evolução da qualidade destes cursos de água ao longo dos anos.
    Parabéns a todos e... continuem!
    Bruno Pereira - GAA

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