domingo, 28 de novembro de 2010

O Seminario JRA...


Este fim de Semana, 26 e 27 de Novembro, decorreu na Sertã mais um Seminário Nacional dos Jovens Repórteres para o Ambiente, onde não podia faltar a Escola Profissional Agrícola Conde de S.Bento. Alunos e professores apresentaram-se na Casa da Cultura da Sertã para assistirem a algumas conferências as quais permitiram, desde logo, ficar a conhecer melhor o concelho da Sertã – clima, população, florestas, enquadramento do concelho a nível nacional etc. No período da tarde os alunos foram divididos em grupos para participarem em saídas de campo. Formaram-se 4 grupos que foram distribuídos pelas seguintes actividades: Visita à Central de Biomassa, Visita às Ribeiras e Cursos de Água; Visita ao Venestal: Plantar Portugal; Visita a Pedrogão e Aldeias de Xisto. A saída de campo para o grupo dos professores consistiu numa Visita à Vila de Sertã: Ambiente e Património. Cada grupo dirigiu-se para o seu trilho de descobertas e aventuras com o objectivo de adoptar a postura de jornalista e recolher material para produzir um artigo e uma foto-reportagem, relativos a cada uma das visitas. O trabalho de redacção decorreu posteriormente, na Escola Secundária da Sertã, a qual disponibilizou todos os meios e condições necessárias.
O dia terminou com um jantar e no final, apesar do dia intenso de trabalho, houve ainda lugar para o convívio entre os Jovens Repórteres de todo o pais e respectivos professores, num Bar Sertanense.
No dia seguinte o cansaço não faz esmurecer os Jovens Repórteres e todos se levantaram bem cedinho, dirigindo-se novamente para a casa da Cultura onde, após um bom pequeno-almoço, muitos aproveitam para finalizar os trabalhos jornalísticos e para uma revisão final das apresentações que iriam fazer no período da tarde.
Quase a terminar alguns JRA’s que participaram anteriormente em outras missões, como o Rock in Rio e Bioblitz Alvor deram o seu testemunho e experiência deixando todos os restantes com vontade de participar também e com a vontade de partir para outras aventuras jornalísticas….
André Antunes (3ºB)

Sem comentários:

Enviar um comentário