terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Geomorfologia Granítica de S. Pedro Velho

Visita de Estudo ao Parque Geológico de Arouca… pelo 1ºB

    O Geopark de Arouca está localizado no distrito de Aveiro com uma área de 324km², abrangendo todo o concelho de Arouca. Destaca-se um cenário montanhoso com 41 geossítios do elevado interesse científico. Desde Abril de 2009 o Geopark de Arouca faz parte das redes Europeias e Global de Geoparques.
   As turmas do Curso de Gestão do Ambiente, o 1ºB e o 3ºB, realizaram um percurso pedestre no Geopark, do Merujal até ao Marco Geodésio de S. Pedro Velho: “Daqui pode-se observar os contornos das serras do Gerês, Marão, Larouco, Marofa, Serra do Caramulo e Serra de Estrela, assim como o Oceano Atlântico”. O percurso, de 6km, medianamente íngreme, teve a duração aproximada de 2horas.
   Durante o percurso observaram-se geoformas graníticas como a Pedra Boroa (semelhante à codea de uma broa devido a fissuração) e observaram-se também as “pias” devido a acção do gelo-degelo; O granito sendo uma rocha de origem magmática aflora neste local à superfície devido a movimentos tectónicos de grande impacto territorial no paleozóico, existindo vestígios fósseis como as trilobites.
   Nesta zona pode-se observar uma flora típica da floresta de folha caduca e persistente na região aquela altitude (aproximadamente 1000metros).
Marina Barbosa (1ºB)

Sem comentários:

Enviar um comentário