segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Escola Agrícola no BIOBLITZ Alvor 2010

Nos dias 3 e 4 de Setembro, os Jovens Repórteres para o Ambiente da EPACSB, André Antunes e Victor Costa, do 3ºano de Gestão de Ambiente participaram na Missão Bioblitz Alvor 2010.

O Bioblitz é um projecto, que tem como principal objectivo inventariar, em 24horas, todos os seres vivos de uma determinada área. Nesta actividade participaram diversas organizações ligadas ao ambiente, onde se destacavam os Jovens Repórteres para o Ambiente. Foi este grupo que deu a oportunidade ao André e ao Victor de participar no evento.

Após uma viagem longa e de conhecer o grupo com quem iam trabalhar, instalaram-se no parque de campismo do Alvor, perto do local onde se iam realizar os trabalhos de campo.
O primeiro dia de trabalho, começou com uma palestra sobre jornalismo, onde foram dadas algumas dicas para a elaboração de trabalhos jornalísticos. Em seguida foi altura de escolher as actividades a realizar, para depois partir para o trabalho de campo do qual sairiam um artigo ou noticia e uma foto reportagem dessa mesma actividade.
As actividades escolhidas pelos Jovens Repórteres da EPACSB foram, “O Estudo das Diatomáceas no Sapal” onde se pretendia recolher amostras e fazer a sua identificação, “O Jardim de Pedra” que decorreu no barrocal (designação utilizada localmente, derivada do barro, que se forma da deterioração da rocha calcária) e onde foi realizado um trilho para identificação da flora local. Ao longo do percurso surge o típico pomar de Sequeiro com a estrutura vegetal típica Algarvia constituída por Alfarrobeira, Oliveira, Amendoeira e Figueira. Para a noite a actividade escolhida foi “As Borboletas Nocturnas”, na qual foi feita a identificação das borboletas de acordo com a forma das asas, a sua cor e as antenas.

Durante as pausa do trabalho, o grupo, teve tempo de ir experimentar as águas quentes do Algarve, para depois por mãos à obra. No parque de campismo e com a ajuda dos responsáveis pela organização, foi feito o trabalho de redacção das notícias
No segundo dia, as actividades realizadas foram “Os Jardins no Fundo do Mar” e actividades relacionadas com o desenho de paisagens naturais.

Após a conclusão dos trabalhos e a sua publicação no site da ABAE, os Jovens Repórteres aproveitaram o resto do tempo para se divertirem. Nesse tempo, tiveram oportunidade de experimentar a piscina do parque de campismo e a diversão nocturna do Alvor. Para além do talento jornalístico puderam ainda por à prova o dote de cantores, na noite de Karaoke do Alvor.

Acabadas as actividades e a diversão, chegou o momento da despedida e de dizer adeus aquela terra que os acolheu, durante aqueles dois dias.
O Bioblitz foi muito interessante e agradável, valeu a pena trabalhar para participar neste projecto. Ter a oportunidade de fazer parte do grupo Jovens Repórteres para o Ambiente foi a melhor experiencia que poderia ter acontecido naquele fim-de-semana.
Os interessados podem consultar as reportagens completas em http://www.abae.pt/programa/JRA/actividades/bioblitz/2010/trabalhos.php.



André e Victor (3ºB)

Sem comentários:

Enviar um comentário