quinta-feira, 25 de abril de 2013

Visita ao Douro Internacional

   No dia 24 de Abril,o segundo dia da visita de estudo do 3ºB à Naturtejo e ao Douro Internacional, tivemos oportunidade de conhecer Freixo de Espada à Cinta pois foi desta pequena vila que apanhamos o barco para o percurso pelo Douro Internacional. Durante a manhã  fizemos um passeio de barco no esplendoroso rio Douro, com uma duração de cerca de 2h. Connosco esteve um guia que ao longo da viagem foi explicando o percurso, a paisagem que nos rodeava e as espécies de aves que iam surgindo.
   Tivemos oportunidade de observar uma cegonha preta, espécie da qual só existe um casal e as rochas onde elas fazem o ninho que se encontram com uma cor praticamente branca resultado das fezes das aves.  Observamos também o único pinheiro existente naquele percurso e que por isso é conhecido como o pinheiro solitário e uma árvore chamada "godão" que só existe naquele local. Passamos também por uma grandiosa cascata com 600m de altura.
   Próximo da barragem tivemos que inverter o sentido pois não havia autorização para a atravessar e no percurso de regresso aproveitamos para apreciar novamente todos os pormenores da paisagem que são sempre admiráveis, entre os quais pequenos refúgios que existiam juntos das margens onde os nossos antepassados se abrigavam quando estava mau tempo.
   Uma curiosidade, relatada pelo guia, é a de que antigamente era preciso pagar 20 escudos para atravessar o rio Douro para o lado de Espanha e quem não tinha esse valor ficava em terra.


Marina Barbosa, Mª José , Edna Sofia, Guilhete Vaz e Francisca Ferraz (3ºB)

Sem comentários:

Enviar um comentário