A turma do 1º ano do Curso de Turismo Ambiental e Rural, no âmbito da disciplina de Matemática, mostrou-nos hoje como podemos embrulhar presentes de um modo mais ecológico e económico, poupando papel e fita-cola.
A demonstração baseou-se num estudo elaborado pela matemática Sara Santos que no seguimento de um concurso lançado pela Amazon britânica que pretendia encontrar o embrulho que minimizasse os gastos de papel e fita-cola mas fosse simultaneamente atractivo.
Sara Santos, natural do Porto, considerou, para o seu estudo, todos os factores envolvidos no embrulho de um presente tendo verificado que uma caixa com uma base quadrada é aquela que permite uma melhor optimização dos gastos de papel e o uso de apenas um pedaço de fita-cola em vez dos habituais três pedaços. A equação matemática associada a este processo - 1/2 (d + 2h + w)2 = 2(w + h)2 – mostra-nos como podemos poupar significativamente os gastos com os embrulhos dos presentes de Natal e ao mesmo tempo proteger o Ambiente.
Os alunos do 1ºD reproduziram o embrulho com uma caixa quadrada e compararam o papel gasto com um embrulho tradicional com o usado fazendo o embrulho perfeito....
E, mesmo que a embalagem não tenha o formato ideal podemos reduzir a quantidade de papel se posicionarmos adequadamente o objecto em cima da folha: “Uma colocação do objecto em diagonal permite-nos que o desperdício seja reduzido” – explica a professora Elisabete Silva.
A seguir houve ainda oportunidade de perceber como a matemática pode tornar o Natal mais personalizado e ecológico se fizermos nós mesmos os enfeites para a nossa árvore de Natal usando alguns conceitos matemáticos e imaginação…estrelas, frisos e até um pinheiro de Natal.... que o 3ºB já construiu!
Jovens Reporteres para o Ambiente da EPACSB
Sem comentários:
Enviar um comentário