quinta-feira, 25 de abril de 2013

De visita à aldeia mais portuguesa de Portugal


   No dia 23 de Abril de 2013 a turma do 3º ano do Gestão de Ambiente, da EPACSB, acompanhados com professores do curso partiram de Santo Tirso para fazer uma visita à NaturTejo, concretamente na aldeia de Monsanto. Em redor da sua bela paisagem e rochas o homem foi construindo castelo, casas e igrejas que deram forma à aldeia de Monsanto a qual foi classifica, em 1938, como a aldeia mais Portuguesa de Portugal.
   A aldeia de Monsanto é historicamente caracterizada por um castelo e diversas capelas de construção romana, bem como sepulturas antigas e uma imensa biodiversidade. Nesta aldeia fizemos uma caminhada, orientada por uma monitora da Naturtejo, a qual foi minuciosamente explicando o património geológico do local e apresentando as muitas lendas da antiguidade. De entre estas lendas achamos particularmente interessantes a da pedra serpente, que de acordo com a lenda a explicação para o desaparecimento de três pessoas por ano na aldeia de Monsanto era devido a uma cobra que as comia; também a das duas pedras que parecia duas pessoas, e que segundo a lenda era uma um frade e uma freira que se apaixonaram e com a maldição pelo seu amor proibido foram transformados em pedra.
   Para além do património geológico também é enorme a diversidade de plantas tanto do pequeno como do grande porte.
   Foi uma experiência muito boa conhecer as actividades da Naturtejo e aquela paisagem; a conservação do património de uma região permite-nos dar conhecer com “imagens” reais a história do local às gerações vindouras. Agradecemos aos professores que tornaram possível essa visita e a monitora que nos acompanhou e permitiu que conhecêssemos melhor o local.

Agecilau, António, Carlos, Filipe, Joel e Sérgio (3ºB)

Sem comentários:

Enviar um comentário