segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um dia dedicado à Educação Ambiental e à Permacultura

   Na passada quinta-feira a turma do 3º ano de Gestão do Ambiente passou o dia no Centro de Educação Ambiental das Águas Douro e Paiva. A visita foi realizada no Âmbito da disciplina de Projetos em Ambiente e os objectivos foram conhecer os “Bastidores da Educação Ambiental” e o conceito de Permacultura.
   A parte da manhã foi essencialmente dedicada à educação ambiental; depois de nos apresentarmos, realizamos atividades e jogos de grupo que podem ser realizadas com um grupo no âmbito da educação ambiental, tomando consciência das principais dificuldades de implementação dessas actividades.
   O final da manhã foi já dedicado ao projecto de permacultura e consistiu na preparação do nosso próprio almoço “Massa à Lavrador à Vegana”, uma ementa típica mas adaptada ao mundo vegetariano, uma refeição completa e bastante nutritiva.
   De tarde conhecemos os princípios da Permacultura e realizamos depois uma atividade de produção de sabão a partir de óleo alimentar usado, uma forma de reaproveitamento de um resíduo e de produção de um bem utilizável.
   Foi um dia bastante recheado que constituiu uma mais valia para a formação de todos e em que conhecemos uma forma de vida mais sustentável.
3ºB


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Meio Ambiente

Quando pensamos no Meio Ambiente o que nos vem à cabeça é poluição, destruição, sobre-exploração dos recursos, ar poluído, natureza desfeita.
Seria muito mais agradável pensar no Meio Ambiente como espaços verdes, bem tratados, ar puro sem nenhum tipo de contaminação. E isto pode tornar-se realidade se todos nós contribuirmos fazendo reciclagem de todos os resíduos, não cortando tantas árvores, não usando tantos recursos não renováveis, como o petróleo e o carvão, pois se continuarmos a usá-los em excesso o inevitável vai acontecer …vão acabar e nunca mais voltam a ser repostos na Natureza.
Sim, isto são alguns exemplos…mas para isto ser possível e se tornar realidade Todos Nós temos que começar desde já a trabalhar neste sentido. Afinal, qual é o nosso interesse em destruir a Natureza que também é nossa? Temos que pensar nas consequências dos nossos atos pois como o planeta está a ficar quem vai sofrer são as gerações futuras que não terão culpa de nada.
PESSOAL! Vamos começar a trabalhar para salvar o planeta que também nos pertence!!!

Marta Freitas (1ºD)