No dia 11 de Maio a turma do 2º ano de Gestão do Ambiente saiu da escola para visitar uma Estação de Tratamento de Águas, ETA. A ETA escolhida foi a ETA de Lever das Águas do Douro e Paiva situada em Crestuma-Lever.
A visita de estudo teve início no Centro de Educação Ambiental, com a visualização de um filme sobre a importância da água e pelo qual ficamos a conchecer duas personagens que são mascotes para o centro, o Topas e o Gotas.
Depois dessa apresentação fomos conhecer a ETA e aí foram-nos dados a conhecer, por ordem sequencial, os processos usados para tratarem a água cujo destino final é o consumo humano.
Numa ETA o primeiro processo é a Captação da água; a ETA de Crestuma-Lever faz a sua recolha de águas à superfície e em profundidade. Após a sua recolha a água vai para um reservatório de água bruta.
Após recolhida a água é sujeita a um Pré-tratamento e depois sofre uma filtração pressurizada, passando no sentido descendente por filtros de antracite e por areias de diferentes granulometrias; aqui a água beneficia de uma forte redução da sua turvação. Ainda nesta fase é feita uma injecção de acido clorídrico para establizarem o pH em 7.
Depois é feita uma ozonização da água usando ozono produzido na própria ETA através de 97% de oxigénio líquido e 3% de azoto líquido. Esta etapa é usada para a oxidação de matéria orgânica e eliminação de microrganismos e algas existentes na água.
De seguida é feita uma coagulação com sulfato de alumínio; este composto usa-se para as partículas em suspensão se agreguem, de modo a facilitar a separação nas etapas seguintes.
Em seguida ocorre o processo CoCoDAFF o qual conjuga duas etapas de tratamento, flotação e filtração. Na flotação os flocos formados na etapa de floculação são arrastados para a superfície por microbolhas de ar introduzidas. Na Filtração existe uma nova camada de antracite e areias, de diferentes granulometria, de modo que as partículas sólidas mais pequenas que não tenham sido separadas na flotação sejam capturadas.
Por fim a água recebe uma desinfecção final com cloro, para garantir a qualidade bacteriológica de água produzida.
Depois a água é elevada e armazenada para ser distribuída para os clientes, as Câmaras Municipais.
As águas de lavagem dos filtros e as lamas recolhidas à superfície do CoCoDAFF, são dirigidas para a Unidade de Tratamento de Lamas, onde são desidratadas, através da centrifugação e do espessamento. A água recolhida volta para o inicio do processo.
Esta ETA ainda dispõe de um laboratório dividido em três áreas, microbiologia, biologia e físico-química que permite um elevado controlo.
Esta Visita de Estudo foi muito gratificante para a turma pois permitiu visualizar processos já abordados teoricamente nas aulas e facilitar a sua compreensão.
João Vaz (2ºB)