Ontem e hoje, as turmas dos 2º e 3º anos de Gestão do Ambiente da Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento, estiveram no sul do pais para realizarem um conjunto de visitas de estudo, no âmbito das temáticas do curso.
A primeira paragem foi na Agência Portuguesa do Ambiente, onde pudemos observar a mais moderna tecnologia utilizada no controlo da qualidade das águas e do ar, a nível físico-químico, biológico e microbiológico. Ainda aqui conhecemos uma estação fixa de monitorização da qualidade do ar e uma unidade móvel. Nesta unidade foram identificados os parâmetros regularmente monitorizados no controlo da qualidade do ar (óxidos de enxofre, de azoto, monóxido de carbono, ozono e benzeno) bem como as técnicas utilizadas para a sua determinação.
No período da tarde a viagem foi em direcção a Pegões, até à Herdade da Espirra, onde ficam os viveiros Aliança, do grupo Portucel-Soporcel, maior empresa de produção de papel a nível mundial. Nesta herdade são produzidos os melhores eucaliptos para a produção do papel. Aqui conhecemos, o ciclo de vida do eucalipto, bem como as técnicas usadas para a propagação desta planta. Para além do eucalipto são também produzidas plantas autóctones que são depois transplantadas para outros pontos do pais.
O alojamento foi em Alcanena, no Carsoscópio, Centro de Ciência Viva do Alviela. O final do dia foi assim dedicado ao descanso com tempo, para conviver, jogar cartas mas sobretudo retemperar forças e ganhar energia para o dia seguinte.
Já hoje o dia começou com uma visita ao museu do Carsoscópio, onde nos foi transmitido diversa informação sobre o maciço calcário e os morcegos que habitam as grutas existentes na área. Esta foi uma visita muito interessante desde o filme 3D até ao simulador de realidade virtual que nos fez recuar 175 milhões de anos e levar-nos ao tempo em que os dinossauros deixaram as suas pegadas na Serra de Aire.
No período da tarde, descemos até mais de 100m abaixo do nível do solo, para conhecer o interior de uma das 7 maravilhas naturais de Portugal, as Grutas de Mira de Aire, onde ficamos a saber um pouco mais sobre os fenómenos geológicos que estão por trás da formação de uma gruta.
Esta foi uma visita muito interessante que ficou marcada pela enorme satisfação dos alunos pelos temas tratados e, claro…também pelo bom ambiente e pelo convívio entre todos.
Victor Costa (3ºB)