quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aula Prática sobre Indicadores Biológicos

No dia 27 de Setembro de 2010, uma equipa da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o Curso Técnico de Gestão do Ambiente da Escola Agrícola Conde S. Bento juntaram-se para recolher e identificar amostras de indicadores biológicos do Rio Ave, com o objectivo de saber o estado da qualidade das águas do Rio e da Ribeira do Matadouro.
O dia começa com a aula de Projectos em Ambiente, no laboratório. Entretanto a equipa da FCUP chega e junta-se a nós. Esta equipa é constituída por um ex-aluno da escola Hugo Flávio e por dois Professores da Faculdade, o Professor Nuno Formigo especializado em Ecologia Aquática e o Professor Barreto Caldas, especialista em Sistemática e Ecologia Vegetal.


Junto ao Rio Ave, o Professor Formigo explica a melhor maneira de apanhar peixes sem os ferir, essa técnica é denominada de Pesca Eléctrica e consiste em aplicar, na água, uma corrente eléctrica contínua, que provoca a imobilização temporária dos animais e facilita assim a sua captura, identificação, pesagem e medição.
Depois da explicação, o Prof. Formigo e o Hugo equipam-se e “lançam-se” na pescaria. A colheita não é muito animadora pois os peixes são muito repetidos e jovens, mas, as surpresas vão aparecendo. No final, concluíram que se encontram mais peixes invasores no Rio e na Ribeira do Matadouro do que autóctones; esta afirmação é a tradução do grande número de Góbios, Lagostins Vermelhos da Louisiana e Perca Sol encontrados; muitos destes seres subaquáticos são responsáveis por perturbações dos ecossistemas aquáticos nacionais.
As notícias não são, no entanto, assim tão más, pois aparece pelo caminho uma enguia, espécie autóctone. Os Peixes são um dos indicadores biológicos que se pode utilizar para se saber a qualidade da água, no entanto não são os mais fiáveis, dado que a sua capacidade de deslocação para outras zonas é grande. O passo seguinte foi dado outra vez pela explicação do Prof. Formigo sobre a importância dos Macro-Invertebrados como indicadores biológicos, eficazes na detecção de poluição. As espécies deste grupo de seres vivos, sem grande mobilidade, indicam pela sua presença o estado das águas que permitem a vida no seu seio. Um terceiro indicador biológico, apresentado pelo Professor Barreto, é as Diatomáceas, micro-algas Bentónicas (fixas ao fundo) ou Plantónicas (livres na água) que vivem no meio aquático; as diatomáceas relevantes como indicadores biológicos são as bentónicas dada a sua reduzida mobilidade.
A utilização a nível Europeu dos Indicadores Biológicos como forma de avaliar a qualidade da água é imposta pela Directiva Quadro da Água o que representa, sem dúvida um ponto positivo a favor da recuperação dos cursos de água poluídos. Este facto é um factor que torna importante que os futuros técnicos do ambiente, conheçam os métodos de trabalho para a recolha destes indicadores de qualidade do meio aquático.




Jovens Repórteres da EPACSB

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Venham mais 5!



No passado dia 24 de Setembro, a Escola Profissional Agrícola Conde De S. Bento recebeu mais um galardão do Eco-escola. O galardão, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), foi entregue em Ourém, no Dia das Bandeiras Verdes 2010, aos representantes do nosso estabelecimento escolar: Professoras Francisca e Lígia e os Alunos Patrícia (1ºB), Raquel (1ºD), Tiago (1ºA) e Cristiano e João (2ºB).
Este galardãos, premeia o trabalho desenvolvido na escola na área do ambiente. Desde 2005, têm-se levado a cabo iniciativas várias que têm contribuído sobremaneira para uma sensibilização da comunidade escolar no que toca às problemáticas actuais associadas ao ambiente e consequente mudança efectiva para práticas mais sustentáveis.

Foi, pois, um prémio merecido e para o qual todos contribuíram.

Agora, resta-nos continuar com esta atitude!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Escola Agrícola no BIOBLITZ Alvor 2010

Nos dias 3 e 4 de Setembro, os Jovens Repórteres para o Ambiente da EPACSB, André Antunes e Victor Costa, do 3ºano de Gestão de Ambiente participaram na Missão Bioblitz Alvor 2010.

O Bioblitz é um projecto, que tem como principal objectivo inventariar, em 24horas, todos os seres vivos de uma determinada área. Nesta actividade participaram diversas organizações ligadas ao ambiente, onde se destacavam os Jovens Repórteres para o Ambiente. Foi este grupo que deu a oportunidade ao André e ao Victor de participar no evento.

Após uma viagem longa e de conhecer o grupo com quem iam trabalhar, instalaram-se no parque de campismo do Alvor, perto do local onde se iam realizar os trabalhos de campo.
O primeiro dia de trabalho, começou com uma palestra sobre jornalismo, onde foram dadas algumas dicas para a elaboração de trabalhos jornalísticos. Em seguida foi altura de escolher as actividades a realizar, para depois partir para o trabalho de campo do qual sairiam um artigo ou noticia e uma foto reportagem dessa mesma actividade.
As actividades escolhidas pelos Jovens Repórteres da EPACSB foram, “O Estudo das Diatomáceas no Sapal” onde se pretendia recolher amostras e fazer a sua identificação, “O Jardim de Pedra” que decorreu no barrocal (designação utilizada localmente, derivada do barro, que se forma da deterioração da rocha calcária) e onde foi realizado um trilho para identificação da flora local. Ao longo do percurso surge o típico pomar de Sequeiro com a estrutura vegetal típica Algarvia constituída por Alfarrobeira, Oliveira, Amendoeira e Figueira. Para a noite a actividade escolhida foi “As Borboletas Nocturnas”, na qual foi feita a identificação das borboletas de acordo com a forma das asas, a sua cor e as antenas.

Durante as pausa do trabalho, o grupo, teve tempo de ir experimentar as águas quentes do Algarve, para depois por mãos à obra. No parque de campismo e com a ajuda dos responsáveis pela organização, foi feito o trabalho de redacção das notícias
No segundo dia, as actividades realizadas foram “Os Jardins no Fundo do Mar” e actividades relacionadas com o desenho de paisagens naturais.

Após a conclusão dos trabalhos e a sua publicação no site da ABAE, os Jovens Repórteres aproveitaram o resto do tempo para se divertirem. Nesse tempo, tiveram oportunidade de experimentar a piscina do parque de campismo e a diversão nocturna do Alvor. Para além do talento jornalístico puderam ainda por à prova o dote de cantores, na noite de Karaoke do Alvor.

Acabadas as actividades e a diversão, chegou o momento da despedida e de dizer adeus aquela terra que os acolheu, durante aqueles dois dias.
O Bioblitz foi muito interessante e agradável, valeu a pena trabalhar para participar neste projecto. Ter a oportunidade de fazer parte do grupo Jovens Repórteres para o Ambiente foi a melhor experiencia que poderia ter acontecido naquele fim-de-semana.
Os interessados podem consultar as reportagens completas em http://www.abae.pt/programa/JRA/actividades/bioblitz/2010/trabalhos.php.



André e Victor (3ºB)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Novos Espaços, Novas Ideias


Neste NOVO Ano que agora se inicia, o Curso Técnico de Gestão do Ambiente decidiu criar um NOVO espaço onde surgirão NOVAS ideias.
Este espaço virtual (http://www.gestaoambiente.blogspot.com/), pretende dar voz aos trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Gestão do Ambiente, partilhar ideias, preocupações e conhecimentos subordinados à temática do ambiente.
Um blog, da iniciativa dos alunos e professores do Curso Técnico de Gestão do Ambiente, da EPACSB, onde Todos são convidados e entrar, participar e opinar!

Até lá... resta-nos desejar um BOM AMBIENTE!